10/09/2010

Avaliação Corporal

A forma mais amplamente recomendada para avaliação do peso corporal em adultos é o IMC (índice de massa corporal), recomendado inclusive pela Organização Mundial da Saúde.
A gordura corporal pode ser estimada também a partir da medida de pregas cutâneas, principalmente ao nível do cotovelo, ou a partir de equipamentos como a Bioimpedância, a Tomografia Computadorizada, o Ultrassom e a Ressonância Magnética. Essas técnicas são úteis apenas em alguns casos, nos quais se pretende determinar com mais detalhe a constituição corporal.
Cabe salientar ainda que a avaliação médica/nutricional do paciente obeso deve incluir uma história e um exame clínico detalhados e, de acordo com essa avaliação, o médico/nutricionista irá investigar ou não as diversas causas desse distúrbio. São necessários exames específicos para cada uma das situações e se o paciente apresentar "apenas" obesidade, o médico deverá proceder a uma avaliação laboratorial mínima, incluindo hemograma, creatinina, glicemia de jejum, ácido úrico, colesterol total e HDL, triglicerídeos e exame comum de urina.
Bioimpedância, conhecida como BIA, é feita em um equipamento tipo uma balança simples, semelhante as de banheiro, umas mais elaboradas, existem diversos modelos, mas no geral são da marca In Body.

Esse formulário explica um pouco quais aferições são obtidas por esses equipamentos.
1) Composição Corporal: O aparelho analisa todo o corpo e quantifica seus diferentes componentes. Comparando seus valores com faixas normais fornecidas, avalia-se a composição corporal atual.

2) Diagnóstico de Obesidade: IMC é usado para investigar uma possível obesidade e o percentual de gordura corporal é usado para identificar a obesidade. Com o índice de Metabolismo Basal, uma dieta adequada pode ser planejada.

3) Controle Músculo-Gordura: recomendações apropriadas da quantidade de músculo e gordura para uma composição corporal ideal.

4) Massa Magra Segmentar: a avaliação segmentada da massa magra mostra a distribuição muscular e o equilíbrio de seu desenvolvimento.

5) Gordura Segmentada: a quantidade de gordura em cada segmento é cuidadosamente estimada para o controle apropriado da gordura localizada.

6) Impedância: o aparelho mede diretamente a impedância de cada segmento corporal a 20 KHz e 100 KHz, levando a resultados altamente precisos da composição corporal Plano de Exercícios Personalizado Sugestões de atividades e o gasto energético estimado para 30 minutos de cada atividade.

Nenhum comentário: