04/05/2010

Globo Reporter... mais dicas.


No Globo Repórter algumas pessoas renomadas da Nutrição Brasileira falaram sobre Alimentação Saudável. Essas dicas, foram algumas das quais incorporei na minha alimentação. A matéria na integra pode ser acessada na página: www.g1.com.br/globoreporter, inclusive, gostaria de parabenizar o site, pois o conteúdo fica na integra, escrito e também em vídeos, o programa foi bem formulado, teve participação de profissionais, público, e ficou bem misto. Como nutricionista, sei da importância de assistir principalmente os programas sobre alimentação.
Frases da:
Raquel Botelho – UNB
A nossa cabeça, a nossa língua tem que se preparar para coisas novas. A gente está, há muitos anos, comendo daquela forma, e não é de uma hora para outra que a gente vai mudar. Então, vamos trocar o arroz pelo arroz integral. A gente tenta uma semana, duas semanas. Se aquela troca internalizou, você viu que aquilo é saboroso, você vai para a próxima tentativa”
Eu vou fazendo essas trocas e, aos poucos, consigo ir me desvencilhando, para não ter aquela crise de abstinência. É a mesma coisa. A gente com álcool, com fumo, e, às vezes, com a comida também”.
Acho que você tem que fazer a lista antes de sair de casa. Você não pode chegar ao supermercado e falar: ‘eu já sei o que eu tenho que comprar’, porque você vai comprar sempre as mesmas coisas”
Lucia Andrade – UFRJ
É fundamental sempre fazer essa anotação. Nessa correria do dia a dia, às vezes, é complicado montar um cardápio para a semana, mas, desde que a gente garanta a inclusão de todos os grupos, isso facilita a nossa rotina para fazer a refeição diária”
Jocelem Salgado – Esalq - USP
Coma de três a quatro porções de frutas por dia.
“Use peixe, por exemplo. Faria uma redução da carne vermelha. Não é tirar, é reduzir a frequência”.
Gláucia Pastore – FEA - Unicamp
Sobre carne vermelha mais em conta: É o músculo. “Além de todas essas vitaminas importantes do complexo B e do ferro, o músculo tem também colágeno na sua constituição. E o colágeno é uma proteína importante, para a estruturação do nosso sistema das mucosas, do tecido conjuntivo, em geral, que acaba até refletindo a você estar mais resistente às infecções”,
Renata Padovani – Nepa da Unicamp
Arroz com feijão, um casamento perfeito. “Eles se complementam em termos protéicos. O feijão te dá proteína, te dá ferro. Você pode comer uma quantidade menor da carne e consequentemente menor de gordura saturada”,
Quando a gente come o arroz integral, a gente come mais fibras, a gente come mais vitaminas do complexo B, como a vitamina B1, por exemplo, que evita inclusive algumas doenças neurológicas”,
Precisamos comer verduras e frutas”,
“A gente ingere a metade da quantidade adequada para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes, a hipertensão, a própria obesidade. Ao ingerir verduras e frutas, você prolonga seu tempo de saciedade e busca o alimento mais tarde. Então, você diminui o seu consumo calórico indiretamente”.
José Augusto Taddei – Unifesp
“Sempre que possível, comer carne branca e magra”, “A carne de vaca não está contraindicada, mas ela deve ter um consumo de preferência uma vez por semana, no máximo, duas vezes por semana, porque ela aumenta o risco de doença cardiovascular”.

Camila Didini, filha do Jarbas (pessoa que deu entrevista – público) , estuda nutrição e faz estágio na UFRJ. Desde que começou o curso, há dois anos, já emagreceu 10 quilos. “Foi só a mudança de pequenos hábitos, a troca de salgados por um almoço de verdade. Cortei certas besteiras que eu comia entre café da manhã e almoço. Pequenas mudanças de hábitos para mim já foram suficientes para ter uma mudança na minha vida”, conta a estudante.

Nenhum comentário: