12/05/2010

Coloque tudo no papel - Diário Alimentar




A primeira coisa você que precisa fazer é aumentar sua percepção sobre o que você realmente come. A melhor maneira de fazer isso é anotar tudo o que você come todos os dias em um diário alimentar. Esse diário irá deixá-lo mais consciente do que está comendo e quando. Isso já pode ser o bastante para mudar alguns dos seus hábitos com relação à comida. Além disso, usar um diário alimentar é uma boa maneira de monitorar o tamanho das porções que você come e perceber os progressos feitos.

Não há dúvidas de que suas emoções influenciam muito a sua alimentação. E um diário alimentar pode ajudá-lo a identificar como as emoções afetam seus hábitos alimentares e, acredite, este é o primeiro passo para assumir o controle da situação.
Tenha um caderno ou agenda especialmente para fazer esse diário e carregue-o com você sempre que puder.
Toda vez que comer algo, registre as seguintes informações no seu diário:



*horário;
*alimento ingerido e tamanho da porção;
*classificação da fome antes de comer;
*seu humor;
*com quem você está comendo;
*onde você está comendo.




Também pode ser uma boa idéia manter um registro da quantidade de calorias consumidas cada vez que comer. Ao calcular o número de calorias no fim de cada dia, vai saber o quão próximo chegou do número de calorias diárias que havia planejado ingerir. Depois de uma semana registrando tudo, examine tudo o que escreveu, buscando padrões no seu comportamento alimentar.

Consegue visualizar áreas problemáticas?
Consegue identificar situações específicas ou emoções que o fizeram comer demais ou escolher mal o que ia comer?
Está ingerindo o número suficiente de porções de todos os grupos alimentares?

Use essas informações para tentar sanar os pontos fracos e continue registrando e analisando as informações periodicamente para avaliar como você está se saindo e se precisa fazer ajustes na sua dieta.


Eu começei o meu hoje. Semana que vem conto como foi!


Nenhum comentário: