20/04/2010

Grãos e sementes .... Não são apenas comida de passarinho!



Em tempos de alta da Ração Humana (o nome é muito desfavorável ao consumo), vale a pena lembrar um pouquinho os benefícios dos grãos e sementes que fazem parte desse mix. Todos possuem propriedades exclusivas da sua espécie, mas no geral fazem bem para manter o bom trabalho do nosso cérebro, reduzir envelhecimento precoce, Diminuir os riscos de Alzeimer, Reduzir a possibilidade de Isquemias Cerebrais, no tratamento de Depressão, e também a ajudar no tratamento da obesidade.
EU ainda sou favorável a uma alimentação equilibrada e diversificada, gosto mais da idéia de consumo separado ou de um mix simples de grãos e sementes, pela variedade de cardápio que podemos fazer e também pelo paladar. Nesse caso, como em qualquer outro alimento de funcionalidade é necessário o consumo diário dessas substâncias. E cada um deles possuem uma gramagem adequada de consumo para que esses benefícios se tornem ativo. O importante é lembrar que quanto mais natural a sua forma, melhor, e o armazenamento deve ser em local seco e arejado, e em recipientes fechados.
São exemplos de Grãos: Quinua, Amaranto, Arroz Integral, Aveia, Grão de Bico, Germe de Trigo, Feijão, Milho Verde, Soja e outros. Gergelim, Linhaça, Girassol, Abóbora, Uva, Castanhas do Pará e de Caju, Amêndoas e Nozes são exemplos de Sementes.

http://blog.jasminealimentos.com/beneficios-da-linhaca-pode-ajudar-emagrecer/
http://blog.jasminealimentos.com/beneficios-da-quinoa-um-grao-democratico/
http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1215211-16619,00-RECEITA+COM+FEIJAOBRANCO+EMAGRECE+E+AJUDA+A+EVITAR+DIABETES.html
http://saude.abril.com.br/edicoes/0300/nutricao/conteudo_288714.shtml


Eu particularmente adoro a AVEIA para tratamento de obesidade. Não pensem na aveia preparada (hum, delícia, me lembro do mingauzinho da minha mãe na janela esfriando com bananinhas da minha infância.... credo, sai tentação!), ou de outros mix que existem no mercado, pensem na aveia crua em farelos, finos ou grossos fica ao paladar da pessoa. Mas tem que ser consumida CRUA para trazer benefícios na baixa do peso. É rica em fibras solúveis, que se ligam à água e se transformam em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino, o cereal reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e, de quebra, previne o câncer de intestino. É um cereal rico em diversos nutrientes: fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas. Para desfrutar de tudo isso, a recomendação para uma pessoa adulta é de 20 á 30 gramas ao dia, sendo que, uma colher de sopa contém em média 20 gramas. Pode ser consumida com iogurte, com frutas, no sucrilhos, com leite, polvilhada sobre a salada ou sopa. A fotinho é de uma dos cafés da manhã que mais gosto. Cereal de Milho Integral, Aveia Crua, Amaranto Cru, Mamão em pedaçinhos e Leite Desnatado com Adoçante. Fica uma delícia e sacia a fome.

Nenhum comentário: